segunda-feira, 16 de junho de 2008

a vida através dos óculos corretivos fica menos difícil.

através dos meus bons e baratos óculos as coisas possuem mais contorno e definição; mas, ao mesmo tempo, meus óculos me escondem de quem me vê. o olhar enquadrado; a haste preta, reinando sobre o rosto, dividindo-o; o limite entre a sobrancelha e a pupila; o reflexo. seu olhar não me penetra tão fácil. você não me perscruta tão fácil. até um certo limite, eu sou os meus óculos. e mais nada. eles remetem a um personagem que na verdade não sou eu. ninguém nasceu de óculos. mas os óculos já nascem imbuídos de alguém. alguém que não necessariamente existe. os meus, no caso, evocam uma secretária, talvez uma professora de inglês. seria eu alguém a altura dos meus óculos? e você, por um acaso, teria coragem de sobrepujar tudo isso e despir meus olhos?

não, isso não é tão fácil. fito-o por detrás do vidro e, enquanto você pensa, ganho tempo e espaço entre o seu olhar e o meu. a lágrima não é tão franca. o brilho não é tão franco.

os óculos são a maquiagem do olhar.

o que existe atrás da lente? e à frente? e, se o mundo for só indefinição, serei eu então uma herege? afinal, encaixar um mundo direito num mundo torto é como tentar encaixar um quadrado num triângulo de mesma dimensão.

quando compramos um par de óculos não ganhamos o privilégio da visão corrigida, e sim o privilégio da consciência de uma visão torta.

antes dos óculos corretivos a cegueira era plural e relativa. a beleza, a saúde e a velhice também.

16 comentários:

Guto Leite disse...

Elocubração interessante, Mariá! Momentos muito líricos e originais... Parabéns pelos talentos! Se deixar, volto mais vezes. Grande abraço!

Bia disse...

Mais uma vez...
Espero que não se chateie, mas gostei muito mesmo dos seus textos. E, olha só, leia esse
http://fotolog.terra.com.br/borboletasnaminhabarriga:81
se tiver um tempinho. É meu... Mesma temática dos óculos. Parece que as lentes podem ser pastante poéticas, às vezes.
Abraços!!

6ª em D disse...

-e por trás desses óculos que desviam seus olhos: é, pode até ser que indiquem caminhos equivocados para a aproximação. (sorrindo leve..)

mas suas mãos ainda continuam nuas que eu sei...

|por onde-andará ´sá mariá?|

Ricardo Coração de Leão disse...

Gostei.

Vagas para Jornalistas disse...

Eu vejo o óculos como um charme. Acho super charmoso quem usa óculos. O óculos torna uma acessória até de sedução sabendo o usar, rs! E é claro, depende do estilo de óculos com o formato do rosto.

Unknown disse...

Mariá, seus devaneios são únicos. Adoro-os!

Manuel Sá disse...

se os óculos são maquiagem, as lentes de contato são o pancake.
(?)

o olho é uma coisa estranha. uma amiga uma vez me disse que gosta de tirar fotos borradas quando o mundo treme, já eu gosto de fotos borradas em que eu tremo a máquina. os dois vão capturar o mesmo efeito, mas provavelmente ela mora na Tokyo de Godzilla e eu devo ter mal de parkinson.

as panquecas ficaram legais, o grande prazer é jogar no ar. Ah, as tortas quadriculadas são as tortas de maçã!! É um sonho distante pra mim.

Paula Marchesini disse...

Mariá, meu nome é Paula Marchesini e cheguei aqui através da matéria que saiu na BRAVO. Gostei muito! Já gostava muito do seu trabalho como baterista e agora vejo que você é também uma excelente escritora. Sou cantora e compositora do Rio de Janeiro. Se puder, dê uma ouvidinha no meu novo álbum "Silêncio" em www.myspace.com/paulamarchesini.
Um grande abraço e parabéns pelos talentos!

Paula Marchesini disse...

Mariá, meu nome é Paula Marchesini e cheguei aqui através da matéria que saiu na BRAVO. Gostei muito! Já gostava muito do seu trabalho como baterista e agora vejo que você é também uma excelente escritora. Sou cantora e compositora do Rio de Janeiro. Se puder, dê uma ouvidinha no meu novo álbum "Silêncio" em www.myspace.com/paulamarchesini.
Um grande abraço e parabéns pelos talentos!

jAh dIzIa LeMiNsK...tudo que respira conspira! disse...

que bom q voltou a postar!
tava com saudade de ler seus textos! num preciso nem elogia-los de novo neh!?
:-]
xô te falar!...vc podia me indicar algum som q vc ouve. sei lah.musica hj tah dificil. algumas coisas mto boas. mas tb tem mta porcaria ai.
ah...e jurei q naum ia falar isso, pois eh mto mané, mas naum resisti: to aprendendo bateria por inspiração sua.

:-/

jAh dIzIa LeMiNsK...tudo que respira conspira! disse...

Na verdade ouço de tudo!
mas ultimamente tenho escutado muito...
soul, R&B e bossa nova.

Manuel Sá disse...

onde você achou uma lomo??????
acho errado entrar na casa dos outros pra falar algo assim. eu quase tenho uma lomo, uso uma zenit 122, é uma máquina russa manual dos anos 80, só uso pilha pro fotômetro e ela tem um visor (não que eu me orgulhe disso.) costumo colocar as fotos que tiro no flickr. a coisa mais linda do mundo é comprar um filme preto e branco, parece que tudo fica melhor.

você tem algum lugar onde colocar suas fotos?

Aty Sales disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Sá disse...

o louvre foi feito para turistas sim, quantos moradores de Paris são realmente franceses? =) brincadeira.
o mais engraçado de museus é que dá pra perceber os que são pensados pra serem frequentados e os que são meramente pra turistas ou desavisados.

sobre lomo, poxa, que demais ter lojas, deve ser tão gostoso ver as maquininhas nas vitrines. e mande ver no preto e branco!

meu flickr é www.flickr.com/manuelsa

Danilo Prates disse...

deus meu. casa comigo?

Anônimo disse...

Interessante. Pensei ter perdido meus óculos na semana passada e estava mentalmente filosofando a respeito quando li seu texto. Gostei mais.
Abraços!